quinta-feira, 30 de abril de 2015

11 DE ABRIL: UM DIA MUITO ESPECIAL

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Mais um mês de abril se acaba, e, dentre lendas do índio brasileiro e histórias vivas ouvidas de idosas, pude dedicar o mês especialmente ao autor que mais me inspira a contar história com objetos: Hans Christian Andersen!  

"Graças à sua contribuição para a literatura para a infância e adolescência, a data  de seu nascimento, 2 de abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome." (http://educacao.uol.com.br/biografias/hans-christian-andersen.jhtm)




Depois de anos desejando, 5 histórias no repertório, e mais de 1 centena de apresentações de contos de Andersen realizadas, ganhei esse livro, edição especial traduzida de Portugal! Ele agora me acompanha nas apresentações de fomento à leitura. Esteve comigo dia 11 de abril em São Bernardo do Campo, na UBS Vila Batistini, onde contei a história O Soldadinho e Chumbo.

OFICINA DE CONTAÇÃO E MUSICALIZAÇÃO

A segunda edição da Oficina de Contação e Musicalização na Livraria Paulinas da XV de Novembro, aconteceu no mesmo dia, 11 de abril no período da manhã. Os objetos, dessa vez em forma de instrumentos musicais, como sempre foram o destaque da manhã, trazendo poesia através da imagem e do som.

Mais uma vez, com as 40 vagas esgotadas, os participantes praticaram a contação de histórias com muita música! "Dançar, batucar e cantar são formas de manifestação que fascinam desde que o homem é homem. Combinações de gestos, ritmos e sons foram capazes de exprimir, a um só tempo, costumes, tradições e visões de mundo de incontáveis povos e grupos sociais."

(Fotos da Oficina na Paulinas XV de Novembro: Arthur Pampolin Gomes)