sábado, 29 de agosto de 2015

CONTOS DA LUA CHEIA

Hoje é a primeira noite de lua cheia de agosto, e depois de contar histórias dessa ilustre protagonista o mês inteiro, finalmente vamos nos encontrar.
 
Quando a lua cheia aparece revelam-se os mistérios e saberes do povo paulista, que conta sobre suas experiências com procissões de almas, sacis, curupiras e até bebê lobisomem.
 
(Foto Rafael Koga)
 
CONTOS DA LUA CHEIA (Edital de Contação de Histórias de SBC)
Dia 29 de agosto, sábado, 14h30 no Parque Havaí.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SBC

Oba! 

Esse fim de semana Contos Encontados se apresenta no Festival de Contação de Histórias de SBC, encerrando a Programação de Contação. Domingo, dia 16, às 14h.

]

E nas próximas semanas de agosto as apresentações continuam, com destaque especial para o Repertório Folclore Paulista. Confira:

CONTOS DA LUA CHEIA 
Dia: 22 de agosto, sábado, às 16h. Local: Biblioteca Parque Villa Lobos
Dia: 23 de agosto, domingo, às 16h. Local: Biblioteca São Paulo
Dia: 29 de agosto, sábado, às 14h30. Local: Parque Havaí. (EDITAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SBC)

terça-feira, 4 de agosto de 2015

PIU E MENO E MINHAS RAÍZES



Sabe quando você reencontra alguém que não via há tempos e descobre que a sintonia entre vocês está melhor do que antes? 

Assim foi meu reencontro com Bruno Munari (1907-1998) quando já finalizava meu TCC. Sem dúvida um dos mais ecléticos artistas-designers italianos, dedicou especial atenção para o mundo das crianças, e suas criações aparecem através das mais variadas poéticas (pintura, design, fotografia...).
O mais novo fruto desse reencontro, simbolicamente ocorrido há há 9 meses, foi a chegada de "Piu e Meno", importado diretamente da Itália!

"Piu e Meno" é o jogo visual composto por cartas com imagens diferentes, muitas dessas imagens com um fundo transparente, que sobrepostas compõem outras imagens mais complexas. Além de estimular a capacidade criativa da criança, juntas elas contam histórias. Histórias cuja "cola" é a imaginação de quem tomou a palavra, com dicas para criar histórias intermináveis sempre diferentes.

A cada dia imagino uma nova forma de levar isso ao público... A cada dia entendo melhor como essa história do encontro com nossas raízes faz toda diferença no ofício do contador de histórias. E em todos esse dias agradeço esse reencontro com Bruno Munari, parte fundamental das minhas raízes artísticas!