quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JOÃO ESPERTO LEVA O PRESENTE CERTO


Mais uma história acabou de "sair do forno": JOÃO ESPERTO LEVA O PRESENTE CERTO. O livro foi indicado pela Revista Crescer como um dos melhores do ano. A Contação foi criada sob encomenda, há 2 semanas, pelo Colégio Aquarela, onde tenho o prazer de me apresentar desde março.

Ter muito tempo para criar e elaborar uma história é muito especial, uma arte, mas elaborar uma criação direcionada é um exercício excelente para o ofício de Contador de Histórias!

O resultado dessa criação instantânea foi surpreendente: nas 7 sessões, as crianças se envolveram e se divertiram muito com a história, prestaram muita atenção, e participaram nas horas certas. Não saberia definir como isso aconteceu... Tenho a impressão que quando me apresento dois meses seguidos em algum lugar, as crianças criam um laço afetivo com a contadora e mantêm o interesse na contação. Mas também tenho a impressão que quando crio já sabendo o perfil do meu público é mais certo direcionar a concentração e o interesse. Acredito que isso tudo ainda se alia ao fato de a história ser apropriada para a faixa etária, o que ajuda a manter o interesse.

Seja o que for, eu já criei o meu laço afetivo com esses pequenos da Aquarela  e fico muito feliz cada vez que vejo a evolução dessas crianças em cada contação. A história já funcionou e merece permanecer no meu repertório e ser testada, e aprovada para outros públicos!