sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

Que semana especial... Não bastasse a comemoração ao Dia Internacional do Contador de Histórias, recebo esse texto lindo da minha amiga, também contadora de histórias, Irene Tanabe no dia de hoje, Dia Mundial da Infância:

Direitos Universais das Crianças em escutar Contos

Toda criança (menino ou menina) - sem distinção, língua ou religião - goza plenamente do direito de conhecer as fábulas, mito...s e lendas da tradição oral de seu país, dos países irmãos e do restante do mundo.

Toda criança tem o direito de inventar e contar seus próprios contos, assim como o de modificar os já existentes, criando e recriando suas próprias versões.

Toda criança tem o direito de escutar contos sentada no colo dos avós. Aquelas crianças que tenham os quatro avós vivos poderão cedê-los a outras crianças que, por diversas razões, não tenham avós que lhes contem contos.

Toda criança tem o direito de manifestar abertamente sua alegria e carinho para com aquele adulto contador de contos que façam vibrar sua imaginação, permitindo-lhe que habite no maravilhoso mundo da realidade literária.

Toda criança tem o direito de exigir novos contos. Os adultos têm a obrigação de nutrir-se permanentemente de novos e imaginativos contos próprios ou alheios, longos ou curtos, com ou sem reis, lagartos e castelos, fadas ou dragões. O único imperativo é que sejam bonitos e interessantes.

Toda criança tem o direito de ficar dormindo enquanto lhe contam um conto.

Toda criança tem o direito (sempre) de pedir outro e outro e mais outro conto. E também pedir que lhe contem um milhão de vezes o mesmo conto.

Toda criança (por último) tem o direito de crescer acompanhada de um “Era uma vez...”, palavras mágicas que abrem as portas da imaginação em direção aos sonhos mais belos da infância.

O direito a verdade - Cartas para uma criança Dr. Leonardo Posternak