sexta-feira, 20 de março de 2015

FEVEREIRO E MARÇO DE 2015: DOIS MESES MAIS QUE ESPECIAIS

Hoje é o Dia Mundial do Contador de Histórias, ótima oportunidade para cumprimentar os amigos e... contar histórias!!!

Como meu dia de contadora de histórias acontece todo dia, e o ano de 2015 começou muito próspero para o Projeto Contos Encontados, aproveito esse dia especial para relatar alguns eventos que, dentre outros, tornaram  fevereiro e março de 2015 dois meses mais que especiais.

FEVEREIRO: OFICINAS DE CONTAÇÃO E MUSICALIZAÇÃO

As oficinas de fevereiro foram voltadas para a temática da Contação de Histórias e Musicalização, mas com dinâmicas, público e locais completamente diferentes, o que proporcionou experiências das mais ricas.

Na Paulinas da XV de novembro, a oficina que aconteceu dia 07/02 teve 53 inscritos, dos quais havia apenas 40 vagas. Os participantes puderam praticar jogos e brincadeiras musicais, além de tocar, cantar e criar paisagens sonoras para as histórias.

 Banda rítmica formada por participantes da oficina que tocaram Ayelê e Cai  Cai Balão

 Diferentes famílias de instrumentos musicais e objetos sonoros usados para contar histórias

No dia 28/02, realizei minha primeira oficina em parceria com o Ateliê Arte Musical. As 20 vagas disponíveis foram quase todas preenchidas, e os participantes confeccionaram os próprios personagens e instrumentos musicais da história. Finalizamos a oficina com contação de histórias, músicas e gostinho de quero mais!

 Participantes confeccionaram os próprios adereços e instrumentos musicais

  Mesmo levanto um kit lindo produzido na oficina, ficamos todos com gostinho de quero mais!

MARÇO: OS OBJETOS E A NARRATIVA ORAL VIRARAM UM SÓ CORAÇÃO!

Dia 11 de março tive uma experiência coletiva inédita e inesquecível: apresentei meu primeiro artigo científico como Trabalho de Conclusão de Curso da Pós A Arte de Contar Histórias: "Constelação design e a ciência do guardanapo - um estudo sobre o objeto na narrativa oral, seu manejo, suas formas e funções."

A banca, especial e generosa formada pela Leticia Liesenfeld e pelo Henrique Sitchin da Cia. Truks - Teatro de Bonecos me trouxe questões estimulantes, para "abrir o apetite" e "lavar a alma", e ainda me deixou honrada com a devolutiva que poderão usar métodos e conceitos do meu artigo nas suas atividades artísticas! Em breve o artigo será publicado, aguardem!!!



 Apresentação do artigo científico nota 10 "Constelação design e a ciência do guardanapo"

E como tudo isso só aconteceu por causa das histórias, finalizei as apresentações do mês com "História de uma ervilha" pelo Edital de Contação de Histórias de SBC. Uma tarde deliciosa na Biblioteca Erico Veríssimo, dia 18/03, com um público afetuoso e atento, com quem pude compartilhar mais uma linda história e com participação especial do Príncipe-cabeça-de-balde!  


Príncipe-cabeça-de-balde assiste atento acena da rainha tramando colocar 1 ervilha em baixo de 20 colchões e 20 edredons, só para provar que a moça que apareceu no castelo não era princesa de verdade.

(Fotos da Oficina na Paulinas XV de Novembro: Arthur Pampolin Gomes)