terça-feira, 12 de maio de 2015

SEMEANDO HISTÓRIAS COM OBJETOS



Quando participei do Programa Esquadrão da Moda em 2009, pedi para guardar duas únicas peças de roupas de recordação, ambas de enorme valor simbólico: 
- A última roupa que comprei antes de descobrir que estava grávida (uma blusa de moletom da Hard Rock New York); 
- A primeira roupa que usei para ministrar minha primeira Oficina de Contação de Histórias em 2008. (foto)
Tive muito, muito medo daquela nova experiência de ministrar uma oficina (tanto quanto da nova experiência de ser mãe! rs), mas ao mesmo tempo tive a sensação muito forte de que aquilo precisava ser feito. Escolhi usar essa camiseta, pois sentia que era necessário jogar aquela semente e dali poderia nascer uma floresta!
Essa semana mais alguns inícios muito especiais na minha trajetória na arte de contar histórias com objetos acontecem:
Dia 11 de maio, meu Artigo Científico "Constelação Design e a Ciência do Guardanapo"(apresentado há exatamente 2 meses), foi o ponto de partida de um grupo de estudos formado com meus amigos da Pós, pessoas especiais e indispensáveis, que pensam, fazem e cultivam  juntas a narrativa oral!
A partir do dia 19 realizo uma maratona de Oficinas pela Paulinas Maringá, onde levarei esse método pesquisado no artigo, que tem colaborado muito para quem quer contar histórias e despertar o público infantil para a riqueza da simplicidade da imaginação.
E no sábado dia 16, ministro a terceira oficina do ano na Paulinas XV de novembro. Se a procura for tão grande quanto nas duas primeiras oficinas, o novo encontro com educadoras deve geminar muita fantasia nas cabecinhas iluminadas das nossas crianças!
Sigo semeando com meus objetos, potencializando na arte de contar histórias, no mundo de faz de conta, que eles obtenham amor e afeto além do mundo real, como pensa o designer Jasper Morrison:  

O valor do objeto anônimo está em sua capacidade de lembrar a nós (que operamos  no mundo do design) que no mundo real um objeto é simplesmente um objeto e que depende só dele a possibilidade de obter do usuário amor e afeto."