quinta-feira, 29 de junho de 2017

HISTÓRIA COM A REDE DE BIBLIOTECAS DE SANTO ANDRÉ

Como parte das comemorações dos 10 anos de Contos Encontados, selecionei 10 locais parceiros importantes, fundamentais como parte dessa história, para serem homenageados mensalmente, quando contarei a nossa história.

Celebro esse mês a história com a REBISA Rede de Bibliotecas de Santo André.
Apesar de ser nascida e criada em Santo André, nossa história começou em 2011, 4 anos após a estreia de Contos Encontados.

“O machado de prata”, demorou 4 anos para chegar nas Bibliotecas de Santo André!
Diz mais ou menos o ditado: “cuidado com o que deseja, que isso pode se realizar”. E eu tanto desejei que já no primeiro contrato com a Gerência de Bibliotecas da Secretaria da Cultura de Santo André,  foram 7 meses de apresentações, nas 10 Bibliotecas Ramais dos CESAS, 30 apresentações mensais e 210 ao ano... E ainda com grandes estreias, hoje clássicos do repertório:

Fábulas Italianas, estreou em 2011 nas Bibliotecas Ramais, em comemoração aos 100 anos da Imigração Italiana no Brasil.
O gato malhado e a andorinha sinhá estreou nas Bibliotecas Ramais em 2012, em comemoração aos 100 anos de Jorge Amado. 

A Língua Portuguesa é uma surpresa estreou em 2013 com A Ciranda Portuguesa de José Saramago, na temporada realizada na Biblioteca Nair Lacerda, uma das casas onde queria morar desde criança...
Três Contos Africanos de Adivinhações também estreou durante a maratona de 2 anos nas Bibliotecas Ramais, e me fez sentir  finalmente como uma perfeita griot!
Era um sonho exercer “na minha aldeia” o papel da figura ancestral do contador de histórias, que através das narrativas de histórias, ‘causos’, mitos, lendas, ajudava as pessoas a entenderem melhor o que se passava a sua volta. E foi aqui, na minha aldeia que grandes novas histórias tomaram corpo, forma e estrada, já que o exercício de realizar 30 apresentações mensais me permitiu contar cada história apresentada  nesses anos, até de ponta cabeça! E até hoje sonhamos, agora de ambos os lados, como e quando essa intensa experiência se repetiria novamente...