segunda-feira, 2 de agosto de 2010

AGOSTO MÊS DO FOLCLORE!!!

Adoro quando chega o mês de agosto e posso contar as histórias do Folclore Brasileiro! É a época do ano em que mais falamos do tema, apesar do Folclore estar presente no nosso dia-a-dia. Celebraremos aqui nosso folclore durante todo mês, trazendo suas 8 formas de expressão. E quem está aqui hoje para abrir a semana com o tema LITERATURA é ele:


O Saci- Pererê: muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Saiba mais: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm

LITERATURA: MITOS E LENDAS

Os mitos são narrativas que possuem um forte simbolismo e foram criados pelos povos primitivos para explicar as coisas que não entendiam, como os fenômenos da natureza.

Lendas são narrações fantasiosas sobre um fato real, produto da imaginação aventuresca humana e acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Quem trouxe as lendas do Folclore Brasileiro do interior para a cidade grande foi Monteiro Lobato. No Livro O SACI Pedrinho foi caçar próximo ao Sítio do Pica-Pau- Amarelo, e encontrou um Saci, que lhe contou os segredos da floresta e várias lendas do folclore brasileiro, como:

A Mula-Sem-Cabeça

O Boi-Tatá

O Lobisomem

Negrinho do Pastoreio

Juntos, eles salvaram Narizinho do feitiço da Cuca, Pedrinho quase ficou cego com a Iara e a Cuca morreu de medo dos pingos d'água.