sábado, 28 de agosto de 2010

FOLCLORE: CRENDICES E RELIGIOSIDADE

Está acabando o mês, vou aproveitar esse fim de semana de “folga” e terminar de postar nossos 3 últimos temas do Folclore. Lá vai:

CRENDICES E RELIGIOSIDADES

Acreditar em fatos ou relações sobrenaturais, fantásticas ou extraordinárias e que também não encontram apoio nas religiões ou no pensamento religioso.

Crendice: crença absurda, também chamada de ablusão.

Superstição: explicações de fatos naturais como consequências de acontecimentos sobrenaturais. Exemplo Coceiras:

Se a palma da mão coçar, é sinal que irá receber dinheiro (adoro, pode coçar, pode coçar...).
Se a palma da mão esquerda é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer.
Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior (pena nunca coçar...)

Sorte e Azar

Azar: passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho ou cruzar com um gato preto na rua. Muita gente também teme as sextas-feiras que caem no dia 13, em especial quando se trata do mês de agosto - que é "mês de desgosto" ou "mês de cachorro louco".

Sorte: Insetos como a joaninha e o louva-a-deus são vistos como portadores de boa-sorte. Fazer pedidos quando se vêem estrelas cadentes, jogar moedas em fontes, comer lentilhas ou pular sete ondas no ano novo seriam garantias de realização de desejos.

HISTORINHA REAL

Quando eu era criança, amava tanto as joaninhas que criava em "cativeiro", dentro de vidrinhos de remédio homeopático. Furava a tampa para respirarem, colocava algodão como caminha e folhas de alimento. Claro que elas morriam, aí fui aprendendo a prender só um pouquinho, a tempo de soltá-las com vida.

Hoje brinco de casinha com meus objetos contando histórias, transformei isso em linguagem e trabalho e me divirto ao mesmo tempo. Não sei se treinar com as joaninhas (que sobreviveram) me trouxe sorte, mas posso dizer que essa é a combinação perfeita de sorte e trabalho!