quarta-feira, 24 de julho de 2013

POR ONDE ANDEI (JULHO)

Em julho reservei as 2 primeiras semanas para curtir as férias com o filhote (de 12 anos!), e acabei aproveitando para dar continuidade ao Projeto de Folclore Paulista que estreio em agosto no SESC Itaquera.

Impulsionada e inspirada pelo Curso de Pós Graduação, senti a necessidade de sair em busca das histórias em viagens, encarnado um pouco a figura clássica do contador de histórias representado pelos marinheiros e mascates. No fundo essa figura sempre esteve presente em mim, já que viajar é um dos meus maiores prazeres, e agora consigo uni-lo conscientemente com minha profissão.


PRIMEIRA PARADA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Vai aí um pouquinho do que colhi a partir de São José dos Campos, quando comecei minha viagem enquanto acontecia o Revelando São Paulo Vale do Paraiba http://revelandosaopaulo.org.br/rv/


 Vi pessoalmente e pela primeira vez um Folguedo, a Cavalhada.

 Saboreei a culinária, já a partir do visual dos objetos utilizados para prepará-la! 



Apreciei o artesanato e conversei um pouquinho com artesãos.


A partir do contato que havia feito por e-mail com a escritora Sônia Gabriel (foto), autora do blog e do Livro Mistérios do Vale (http://misteriosdovale.blogspot.com.br/), conheci e conversei com pesquisadores e gestores culturais, que com muita atenção, orgulho e prazer me passaram informações, contatos, referências, histórias e livros. 

Pesquisar é se surpreender! Saí para colher histórias orais e acabei trazendo na bagagem mais livros, o que me surpreendeu, mas era de se esperar, afinal, sendo filha de Professores de Português, colher histórias de livros faz parte da minha educação, da minha história e da minha natureza. Os livros e as pessoas que os escrevem estarão sempre no meu caminho, e eu agradeço por tê-los sempre assim por perto!  

SEGUNDA PARADA: JOANÓPOLIS


Na segunda semana, viajei, pelo 4ª vez em 10 anos para Joanópolis, a Terra do Lobisomem! Já ouvi e já contei muitas histórias de lá, mas não custa aproveitar mais um pouquinho esse lugar lindo e refrescar a memória para que em agosto as histórias estejam mais fresquinhas que nunca.




Joanópolis: 4 dias tendo essa vista linda da Serra da Mantiqueira, e ouvindo causos em passeios a cavalo com o peão Erich que me contou histórias de Mulheres de Branco, Curupiras e claro, Lobisomens!

Essas histórias estarão sempre vivas e me acompanhando, assim como Cowboy, esse meu amigão de 20 anos que conheci e sempre visito em Joanópolis!