terça-feira, 1 de julho de 2014

O RETORNO DE SATURNO


O Projeto Contos Encontados estreou em 2007, quando entrou em cartaz na Programação de Inauguração do Espaço Cultural Pyndorama, de onde levamos de brinde a valiosa parceria com o diretor musical Lucas Vasconcelos e iniciamos o carregamento da bagagem de histórias. Cachinhos Dourados, O Isqueiro Encantado, Zé Malandrinho, O Machado de Prata e O Menino Que Não Sentia Medo são apresentadas até hoje, apuradas com a valiosa ação do tempo.

Em 2007 quando o Projeto estreou estava com 29 anos e completava meu primeiro retorno de Saturno, um ciclo astrológico com o tempo necessário para que o planeta saturno realize uma volta completa ao redor do Sol. (A Astrologia, é um estudo dos ciclos planetários que ocorrem na vida de todos nós, um destes ciclos é o famoso "retorno de Saturno").

Enquanto nosso planeta, a Terra, leva em torno de 365 dias para realizar esta volta, Saturno leva aproximadamente 29 anos terrestres para fazer o mesmo movimento. Assim, de sete em sete anos ele também forma aspectos menores, marcando etapas importantes de nossa existência. Vocês já perceberam como o número 7 é importante em nossa vida?

Com 7 anos saímos de casa para começarmos nossa atividade escolar; com 14 anos aproximadamente, começam as angústias da adolescência, no meio do período anti-social; com 21 anos a pessoa atinge a maior idade, quando irá se encaixar dentro dos padrões da sociedade em que vive.

Assim como acontece nas nossas vidas, o Projeto Contos Encontados passa por uma nova fase aos 7 anos, preparando-se e adaptando-se para uma série de atividades inéditas:

Realização de Oficinas para adolescentes pelo Edital do Programa Mais Cultura nas Escolas;
Apresentação de Contação de Histórias e Mediação de Leitura pela Bienal do Livro de São Paulo;
Participação com voluntariado ouvindo, encantando e contando histórias pelo Instituto História Viva.

Muitos sonhos e conquistas foram realizados nesses 7 anos. E a experiência desse novo ciclo nos faz ver que há sempre uma história de aprendizado para ensinar, uma história nova para contar, uma história sonhada para se realizar. Que os 14, 21, 29 anos continuem movimentando a criativa e afetiva  labareda da arte de contar histórias.

"Um artista é alguém que derruba as próprias verdades para construir outras"