quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

HISTÓRIA COM A EE DELFINO RIBEIRO GUIMARÃES

Como parte das comemorações dos 10 anos de Contos Encontados, selecionei 10 locais parceiros importantes, fundamentais como parte dessa história, para serem homenageados mensalmente, quando contarei a nossa história.


A última homenagem, vai para a singela história com a EE Delfino Ribeiro Guimarães, escola onde realizei Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, Mais Cultura nas Escolas. 

Tudo aconteceu de forma ao mesmo tempo simples, insperada e sincronizada: elaborei um projeto, pesquisei escolas próximas aptas a realizarem a inscrição junto ao MINC, recebi o retorno da direção da EE Delfino que se interessou em realizar a proposta exatamente nas minhas condições, com um detalhe: a maior parte do público alvo era adolescente!!!


Com o Projeto aprovado em Edital, tive possibilidade de poder trabalhar como sempre desejei na rede pública de ensino, com atividades mensais para salas individuais. Poder mais do que contar histórias como estímulo à leitura, ouvir e olhar com calma para alunos e professores me encorajou a aceitar o desafio. E esse posso afirmar, foi a realização do meu maior sonho profissional!

Junto a alunos e professores do  Primeiro Ano do Fundamental I ao Primeiro ano do Ensino Médio, em 2 anos de atividades semestrais:

Ganhei adolescente quando ouviram minha primeira história escolhida especialmente para eles: "Contos de enganar a Morte", e a partir de então pude ouvir suas histórias, quando atendi o pedido para contar Lendas Urbanas.

Transformei crianças que mal conseguiam sentar e calar para participar das atividades em estátuas, pássaros guerreiros, princesas de contos de fadas e bons ouvintes e leitores de histórias.


Vi adolescentes se emocionarem elegerem a Fábula sobre o amor e a amizade "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado, como melhor histórias que ouviram em 2 anos. 

Essa última homenagem, providencialmente selecionada para ser apresentada no mês do Natal, fica como uma mensagem de força e esperança, como exemplo de que como o sonho, a coragem e boas histórias podem transformar as vidas de crianças e adolescentes.